Integração marca solenidade de abertura da Expoagro 2023
Numa cerimônia que reuniu os três entes federativos (União, Estado e Município) e várias lideranças do setor produtivo mato-grossense, o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, destacou na solenidade oficial de abertura da 55ª Expoagro o caráter unificador do evento.
“Integração não é só uma palavra, mas nossa realidade. Hoje, reunimos aqui nossa diretoria, parceiros como Acrimat, Famato, Aprosoja, Ampa, Fiemt, Fecomércio e Unem. Isso mostra que o agro de Mato Grosso está unido em torno de um ideal em comum”, declarou Nogueira.
A solenidade contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do governador Mauro Mendes e do vice-prefeito José Roberto Stopa – além de parlamentares estaduais e federais.
“Fico feliz de ver o planejamento e a responsabilidade que eles têm ao conduzir essa entidade, tão importante não só para Cuiabá, mas para todo Mato Grosso”, afirmou o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.
Um dos pontos altos da solenidade foi a apresentação do Plano Diretor para o Parque de Exposições Jonas Pinheiro, feita pelo ex-presidente do Sindicato Rural, Jorge Pires de Miranda. O projeto prevê a remodelação do atual espaço, com reforma do centro de eventos, do ambiente de leilões e a construção de escola de formação profissional para a baixada cuiabana.
Reconhecendo o empenho do Sindicato Rural em manter o parque vivo e funcionando, o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, reiterou a disposição da prefeitura em ser parceira do organizador da Expoagro. “Estamos nos empenhando para que, até o término do ano que vem, seja possível entregar o Centro de Eventos Jonas Pinheiro totalmente requalificado, gerando emprego e renda”, garantiu Stopa.
Destacando o recente Plano Safra, anunciado em junho, o Ministro Carlos Fávaro observou o impacto dos recursos do agro nas cidades. “São recursos que refletem também na cidade, porque o dinheiro investido pelo agro gera emprego não só em todos esses estandes, mas em toda a economia do estado de Mato Grosso”, afirmou Fávaro.
Já o governador Mauro Mendes reforçou o empenho em unir forças com o Sindicato Rural de Cuiabá. “Estamos abertos para trabalharmos juntos em sinergia”, reiterou. “É importante ver que o Sindicato Rural está recuperando a Expoagro e, na inteligência deste novo momento, também esteja ressignificando sua função, encontrando novas vocações, para manter sua importância histórica”, analisou Mendes.
Homenagens. Tanto o ministro Carlos Fávaro como o governador Mauro Mendes foram homenageados na solenidade de abertura da Expoagro.
Fávaro pela mudança na legislação de prevenção, controle e erradicação do mormo – uma doença infecciosa causada por bactéria que incide em cavalos e pode afetar humanos. Com a portaria 593, de 3 de julho, as diretrizes de diagnóstico foram alteradas, reduzindo o risco de resultados “falsos positivos” – uma demanda de mais de dez anos.
Já Mendes foi agraciado pelas ações em prol da segurança no Estado, equipando as forças militares de polícia e o Corpo de Bombeiros.
Após a solenidade de abertura, o empresário, diplomata e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Marcos Troyjo, apresentou a palestra “Brasil, Superpotência do Agronegócio: Desafios & Oportunidades no Cenário Internacional”. Troyjo é, hoje, uma das principais vozes do Brasil nos mercados globais.
Expoagro 2023. Em sua 55ª edição, a Expoagro segue até 16 de julho com projeção de público superior a 200 mil pessoas. Dos nove dias do evento, sete terão entrada gratuita. Confira a programação: https://bit.ly/expoagro-programa.