Com mais de 150 cavalos, Cavalgada abre Expoagro 2025 e entra para a história com presença inédita de prefeito montado
Um cortejo de tradição, cultura e conexão com as raízes do campo marcou o início da 57ª Expoagro, neste sábado (5), em Cuiabá. A Cavalgada 2025 reuniu mais de 150 cavalos, cavaleiros e amazonas de seis comitivas de Cuiabá, Várzea Grande e Acorizal, em um percurso que saiu da arena do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro e percorreu as avenidas XV de Novembro, Prainha e Getúlio Vargas, até alcançar o Palácio Alencastro, sede da Prefeitura.
Mais do que um simples trajeto, o momento simboliza o início simbólico oficial da feira, promovida pelo Sindicato Rural de Cuiabá, e é considerado um verdadeiro ritual.
Participantes da Cavalgada exibiram os animais, as selas, os chapéus e trajes especialmente preparados, num desfile que carrega a identidade rural da região e valoriza a cultura do campo.
O momento representa o “pedido de bênção” ao gestor municipal e autoriza oficialmente a abertura da maior feira agropecuária da capital.
O destaque deste ano foi a presença do prefeito Abilio Brunini, que participou montado a cavalo. Um fato inédito nas últimas três décadas da tradicional cavalgada.
“Fiquei honrado em participar. A Expoagro é um evento que celebra nossa cultura e tradição. Cuiabá tem uma forte ligação com o agro, com a área rural, com o cavalo e com o gado. Precisamos valorizar essa história”, declarou Brunini, ao lado do presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira.
Para o diretor de eventos do Sindicato, Bruno Nardez, a participação popular e o prestígio das autoridades reforçam o sucesso da ação.
“Foi uma cavalgada memorável. Os cavalos entraram até a porta da prefeitura. O público se sentiu prestigiado. Essa participação nos motiva ainda mais”, disse.
Além de dar largada à Expoagro 2025, a Cavalgada contou com um momento especial ao som do berrante afinado de Valda do Berrante, vinda diretamente do Tocantins, emocionando o público com sua vibração.
Reforçando o papel de Cuiabá como centro do agronegócio, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Cesar Miranda, destacou a grandiosidade e o impacto da feira para o estado.
“Cuiabá é a capital do agro de Mato Grosso. É a maior exposição do nosso estado. Então vamos juntos, vamos participar. É uma feira muito importante, com muita tecnologia e conhecimento. Vamos fazer dessa Expoagro a melhor dos últimos tempos”, afirmou.
A 57ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a Ditado Produções. O evento recebe apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e das federações do setor produtivo: Famato, Fiemt e Fecomércio.