Aulas de Tambor e Baliza são realizadas no Parque de Exposições Sen. Jonas Pinheiro
O Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro é palco para diversas práticas esportivas equestres, devido ao seu amplo espaço e ambientação natural. O professor Advair Gomes Silva, conhecido como Back, é responsável pelas aulas de Tambor e Baliza dentro do Parque.
Sobre o esporte
Tambor e Baliza é um esporte sob medida para os que gostam de emoção. Velocidade, versatilidade e manobras radicais fazem das competições de Tambor e Baliza um espetáculo. Confira uma breve descrição das modalidades.
Prova de Três Tambores
A prova de Três Tambores é uma prova de velocidade, na qual cavalo e cavaleiro realizam um percurso onde estão dispostos, de forma triangular, três tambores.
Quando o focinho do cavalo cruza a fotocélula, os competidores partem em direção ao primeiro tambor, que pode ser da esquerda para a direita, contornando os três tambores sempre perfazendo um ângulo de 360º. Cada tambor derrubado acrescenta cinco segundos ao tempo final do competidor.
Vence a prova quem fizer o percurso no menor tempo.
Prova de Seis Balizas
A prova de Seis Balizas é uma modalidade onde agilidade e velocidade são fundamentais. É também, uma prova aberta a participação de homens, mulheres e crianças.
O percurso consiste na colocação sequencial de seis balizas, distantes 6,5 metros uma da outra. Cavalo e cavaleiro tem que partir em linha reta até a primeira baliza e contorná-la, passando a costurar as demais balizas em alta velocidade até a última, retornar fazendo o mesmo movimento até a primeira baliza, contorná-la e voltar em linha reta paralela às balizas em direção ao ponto de partida, finalizando a prova.
Cada baliza derrubada acrescenta cinco segundos ao tempo final do competidor. Vence quem fizer o percurso da prova no menor tempo.
Aulas no Parque de Exposições
Aos 43 anos, Back já trabalha no ramo de cavalos há duas décadas. Vindo de Campo Grande (MS), ele está em Cuiabá há seis anos, desde que veio visitar a família e começou a participar de competições de Três Tambores como expectador.
Segundo o professor, os competidores observados por ele não possuíam muita habilidade para o esporte, então Advair resolveu tentar a sorte na capital mato-grossense e colocar em prática seus conhecimentos.
“Esse esporte é muito bonito e na modalidade Três Tambores, os alunos precisam de muita concentração e postura, além de agilidade, charme e disciplina para ter um bom resultado nas pistas, principalmente durante as competições”, comentou Back.
Desde que começou atuar como professor, seus alunos e alunas já ganharam diversos prêmios em categorias juvenis e em competições femininas.
Back ressalta que pessoas de todas as idades podem praticar o esporte.
“Qualquer pessoas pode praticar, até mesmo crianças acima de 3 anos. Aqui nós disponibilizamos uma aula experimental e se o aluno gostar ele faz a matrícula”, completou.
As aulas acontecem duas vezes por semana, duram em média 35 minutos e cada turma é formada por três alunos. Antes da pandemia, o professor chegou a ter 30 alunos, mas atualmente apenas 10 alunos estão matriculados.
“Alguns alunos moravam com os avós ou tinham pais idosos e preferiram sair, mas como também sou domador de cavalos consegui me manter trabalhando aqui no Parque de Exposições”, finalizou o professor.
Se você ficou interessado em conhecer melhor o trabalho de Advair ou se até mesmo possui interesse em se matricular em suas aulas basta entrar em contato com ele pelo seu telefone (65) 9 8443-9114.