Sindicato Rural de Cuiabá
A força do homem do campo
Expoagro 2024 será de 11 a 21 de julho

Com saldo positivo na edição deste ano, a organização da Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro) já está focada na realização do evento em 2024. Durante coletiva à Imprensa realizada nesta quinta (20), o Sindicato Rural de Cuiabá antecipou algumas novidades já definidas para 2024.

A data já está decidida: será de 11 a 21 de julho de 2024, aumentando assim dois dias em relação à edição deste ano. “O público familiar compareceu em peso, e vimos que é possível ter atividades voltadas para a família cuiabana, seja do campo ou da cidade. A Expoagro é um evento popular”, explicou o presidente do sindicato, Celso Nogueira.

Foto: Divulgação 55ª Expoagro Cuiabá

Nesta 55ª edição, a Expoagro mobilizou cerca de 200 mil pessoas ao longo dos nove dias de evento – dos quais sete tiveram entrada gratuita. Na parceria com o Sesc pelo programa Mesa Brasil, foram arrecadadas 9,4 toneladas de alimentos, que serão distribuídos para entidades filantrópicas locais no combate à fome e à desnutrição.

Outra novidade para 2024 é que o Rodeio ganhará mais um dia de competição, devido ao sucesso registrado neste ano. Assim, serão quatro dias de montaria no ano que vem, com mais competidores, animais e prêmios.

Cavalgada 55ª Expoagro
Foto: Divulgação Expoagro

A diretoria do sindicato trabalha com a proposta de manter o foco na gratuidade de acesso o maior número possível de dias no próximo ano. “A Expoagro tem essa função social de oferecer opções de lazer, diversão, cultura e entretenimento para a população, de forma acessível. Isso precisa ser mantido”, afirmou Celso.

Entre as mudanças, está ampliar a oferta de cursos e oficinas técnicas gratuitos. “Tivemos uma adesão muito boa, as vagas acabaram muito rápido. As pessoas estão em busca de qualificação profissional e podemos atender a esse anseio”, observou Vicente Falcão, diretor do Sindicato Rural.

Foto: Divulgação Expoagro

O número de expositores, que somou 182 estandes, também tende a crescer em 2024. “Pelo menos 60% deles já acenaram interesse em voltar na 56ª edição”, revelou Falcão.

Na edição deste ano, uma importante tradição das feiras agropecuárias foi resgatada: o pavilhão de animais para exibição. Além disso, houve provas hípicas, shows com artistas nacionais e regionais, dias dedicados à fé evangélica e católica, palestras técnicas do Fórum das Cadeias Produtivas e a primeira edição do ConectZoo em parceria com a UFMT.

A organização aplicou R$ 6 milhões de investimento na promoção da Expoagro 2023, que gerou mais de 2,8 mil empregos diretos apenas em sua realização.