Sindicato Rural de Cuiabá
A força do homem do campo
65 3623-0554
Expoagro tem palestras técnicas com Fórum das Cadeias Produtivas

Expoagro tem palestras técnicas com Fórum das Cadeias Produtivas

Além de atrações musicais, feira de expositores, rodeio, parque de diversões e competições hípicas, a Expoagro 2023 terá uma programação técnica diversificada. Durante o Fórum das Cadeias Produtivas, que ocorre de 10 a 14 de julho, o Sindicato Rural de Cuiabá pretende debater uma série de temas cruciais para o agro de Mato Grosso.

Na segunda (10/07), o empresário, diplomata e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Marcos Troyjo apresenta a palestra “Brasil, Superpotência do Agronegócio: Desafios & Oportunidades no Cenário Internacional”. Troyjo, uma das principais vozes do Brasil nos mercados globais, fala logo após a solenidade oficial de abertura da 55ª edição da Expoagro.

Pecuária será o foco principal na terça (11/07). Em cinco palestras, serão trabalhados assuntos diversificados, que vão de inteligência de dados na gestão da propriedade a técnicas produtivas no cocho, passando por sustentabilidade na pecuária, leitura de cenários econômicos e logística. 

Na quarta (12/07), o Fórum abre espaço para um painel elaborado pelo movimento Agroligadas, um coletivo de mulheres do agro com a missão de conectar campo e cidade. Às 16h, a CEO da Agrogalaxy, Sheila Albuquerque, falará sobre a presença das mulheres na gestão do agronegócio. Em seguida, o tema passa para Comunicação e Conexão, em formato de talk show mediado pela publicitária e comunicadora agro, Cláudia Luz, além da presidente do movimento, Geni Schenkel.

Agricultura familiar será o tema “guarda-chuva” da quinta-feira (13/07), dia em que a programação começa às 7h50. “Sabemos que o perfil dos produtores rurais da nossa capital é familiar, e por isso dedicamos um dia inteiro de trocas sobre projetos, iniciativas e cases de sucesso que podem inspirar e ajudar a dar mais valor à atividade”, explica Vicente Falcão.

Como a agricultura familiar abrange diferentes segmentos, o painel de quinta será bem amplo. Entre os assuntos, estão pecuária leiteira, turismo rural, cana-de-açúcar, aspectos sanitários, produção de banana da terra, empreendedorismo, gastronomia, fruticultura, piscicultura e apicultura.

Na sexta (14/07), o Fórum das Cadeias Produtivas se torna multitemático. O diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, falará sobre logística de escoamento em Mato Grosso e, em seguida, Fernanda Maximiano, diretora da Esi Exata Soluções Integradas, se apresenta abordando tecnologia na gestão pecuária. Lucas Zarzenon, especialista em energia solar, fecha a programação do dia.

De acordo com Vicente Falcão, diretor do sindicato, a programação do Fórum neste ano investiu na pluralidade de temas. “Construímos um painel de palestras com informação qualificada, base científica e muita inovação para ser compartilhado não apenas com o produtor rural, mas com toda a sociedade”, observa.

Além disso, neste ano a Expoagro terá uma seção de compartilhamento de conhecimento acadêmico em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Sindicato Rural e a Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ) construíram um programa de palestras chamado “Conect Zoo” em que várias pesquisas serão apresentadas, sempre a partir das 14h.

Entre os temas, abordagens provocativas (como as mentiras sobre o leite de vaca e o mito dos hormônios nos frangos) e orientativas – como os benefícios no consumo de pescados e carne suína e informações básicas sobre transgenia. Os benefícios da equoterapia para a saúde humana e a melhor forma de alimentação de cães também estão em pauta.

A programação tanto do Fórum das Cadeias Produtivas como do Conect Zoo pode ser conferida aqui: https://bit.ly/expoagro-programa. O acesso às palestras é livre.

Expoagro 2023. Maior feira agropecuária de Mato Grosso, a Expoagro ocorre de 8 a 16 de julho neste ano, quando chega a sua 55ª edição. Com o tema “Integração Campo e Cidade com Inovação”, o evento tem previsão de reunir cerca de 300 mil pessoas nos nove dias. As atrações musicais nacionais neste ano incluem Léo Chaves, Barões da Pisadinha, Ana Castela e Gustavo Mioto. Mais informações em https://bit.ly/55aexpoagro2023.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.