Sema aproxima corpo técnico e produtores durante Expoagro

A cruzada de Luciane Bertinatto por Mato Grosso chegou à 55ª Expoagro. No comando da pasta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ela tem mobilizado sindicatos rurais ligados à Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), associações de produtores e sociedade civil para aumentar o grau de legalidade na atividade produtiva rural.

Para isso, aposta na aproximação entre corpo técnico e produtores rurais durante o Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá. “A gente quer que o produtor trabalhe, a gente precisa que o produtor trabalhe. O papel da Sema é ajudar que isso ocorra dentro da legalidade”, enfatizou Luciane durante palestra realizada nesta quarta (12) no Fórum das Cadeias Produtivas.

Dez analistas da Sema já estão a postos em estande da secretaria no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. O atendimento ocorre nesta quarta (12) e quinta (13) e a meta é orientar produtores rurais e responsáveis técnicos sobre quais as pendências que as propriedades rurais precisam sanar para que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) possa ser validado. Para participar, basta se inscrever pelo link bit.ly/ValedoCuiaba.

Uma das metas da secretária adjunta é reduzir o percentual de proprietários rurais de Mato Grosso que ainda estão sem o CAR válido. Hoje, esse índice é de 20%. “É usual que o produtor terceirize o licenciamento rural e também o trâmite junto à Sema. Muitos param de acompanhar o processo, sendo que a entrada no sistema é apenas o primeiro de vários passos. A adequação da propriedade às exigências legais do Código Florestal é a etapa mais importante e trabalhosa”, orienta Luciane.

Foto: Divulgação Expoagro

O Governo do Estado tem defendido a bandeira do desmatamento ilegal zero e conta com o aparato tecnológico da Sema para mostrar para a sociedade nacional e internacional que consegue fiscalizar atos ilegais. “Nosso sistema de alerta do desmatamento é rápido. Temos atualizações diárias por imagens de satélite”, enfatiza a secretária.

No primeiro trimestre de 2023, 51% dos desmatamentos ocorridos no bioma Floresta eram legais, e 49% ilegais. “É em cima da ilegalidade que os olhos da Sema estão direcionados”, declarou Luciane. Produtora rural de Lucas do Rio Verde, ela foi secretária de meio ambiente de algumas prefeituras mato-grossenses, como Sorriso e Lucas.

“Cada um tem que fazer a sua parte. Precisamos sair do discurso defensivo e ir pra defesa da Sema, porque a secretaria está do lado da produção correta, e isso é o que nós queremos”, observou Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá.

O apoio às ações do órgão ambiental também foi dado pelo presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior. “Somos parceiros da Sema nessa busca por humanizar mais a relação entre produtores e técnicos. Esse ‘olho no olho’ ajuda principalmente o pequeno produtor, que não tem grande estrutura ou recursos financeiros para investir na regularização de sua propriedade”, pontuou Oswaldo.

Mutirão ambiental. O mutirão da Sema na Expoagro é uma das várias iniciativas organizadas em parceria com Famato, Acrimat e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja). Em junho, em Barra do Garças, mais de 200 produtores rurais e responsáveis técnicos foram atendidos pela Sema para tirar dúvidas sobre o CAR. Na Expoagro, o atendimento será feito durante o horário comercial até quinta (13).

Expoagro 2023. Maior feira agropecuária de Mato Grosso, a Expoagro está em sua 55ª edição neste ano e vai até 16 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. Com entrada franca em sete dos nove dias, o evento tem programação diversificada – incluindo de rodeio a palestras técnicas, shows musicais, exposição de produtos e serviços agropecuários, parque de diversões, provas hípicas e exposição de animais. Confira: https://bit.ly/expoagro-programa.